Partilhar:

Gastronomia típica de Cuba

A gastronomia é um elemento importante que faz parte da cultura de um povo. A fantástica ilha de Cuba, que atrai milhares de visitantes, é conhecida também pela sua rica história em vários pratos gastronómicos. Se a sua próxima viagem é para este destino, então vai ter mesmo de conhecer a gastronomia típica de Cuba.

Quer saber quais são os petiscos mais famosos? Então veja as dicas que temos para si!

História da culinária cubana

A ilha de Cuba era habitada por indígenas antes da chegada dos europeus e por isso já tinham uma cultura fortemente enraizada. Com o passar dos tempos, aquilo que os nativos deixaram foi-se perdendo, mas alguns produtos ainda resistiram e fazem parte da gastronomia típica de Cuba, como o milho, as folhas de bananeira e os tamales. Além disso, um dos alimentos mais consumidos pelos nativos é o cazabí, um pão feito com yuca, uma raiz parecida com a mandioca.

As comidas de Cuba têm origem em duas grandes heranças gastronómicas: a culinária espanhola e a culinária africana. A isto ainda se juntam influências portuguesas, norte-americanas, árabes, francesas e chinesas.

Os espanhóis conseguiram trazer alguns legumes, arroz e frutas cítricas como a laranja e o limão. Já os africanos instalaram-se nesta região, mas não trouxeram nenhum alimento consigo, aliando apenas à gastronomia já existente todas as suas danças e rituais religiosos.

Actualmente, a maioria dos pratos que estão presentes na ilha contêm arroz, milho e diferentes variedades de carne e batatas.

6 comidas típicas de Cuba

1. Arroz congrí

O arroz é um dos alimentos mais importantes para os habitantes de Cuba, fazendo parte da maioria das suas refeições. O prato mais conhecido é o arroz congrí, um arroz com feijão vermelho onde tudo é cozido na mesma panela. Ele pode ser acompanhado por assados e grelhados ou simplesmente sozinho. Esta comida parece-lhe muito familiar, não?

2. Chicharrones

Os chicharrones são conhecidos como torresmo e é feito a partir de carne de porco frita com a sua pele e cortada em cubinhos. Geralmente são acompanhados com o arroz congrí onde é cozido junto com o mesmo e pode comer-se também com batata frita.

3. Picadinha à Cubana

Esta comida é muito comum na gastronomia típica de Cuba. São colocados numa panela cebola, alho e azeite onde se adiciona carne, azeitonas, passas, orégãos, pimenta, sal e pimentão. É possível acompanhar com arroz branco.

4. Ajiaco

O ajiaco é uma sopa de batata que marca presença em vários países da América Latina. Na sua confecção são usados peitos de frango, pedaços grandes de espigas de milho, a guasca, que é considerada uma erva aromática que intensifica o sabor, e três tipos de batatas da região. O seu acompanhamento pode ser feito com fatias de abacate, arroz cozido e alcaparras. Este prato é sem dúvida uma refeição completa rica em nutrientes.

5. Arroz con pollo

Depois de um dia intenso nada melhor que um bom arroz com frango. Esta receita cubana tem um toque exótico que vai ser difícil resistir, sendo um dos mais consumidos no país. É cozido com achiote, uma especiaria idêntica ao nosso açafrão, que lhe dá uma cor mais amarelada.

6. Ropa Vieja

Certamente vai achar o nome estranhíssimo, mas quando provar não vai querer outra coisa. Este prato é feito com ensopado de carne de bovino misturado com arroz, feijão e salada. Quando estiver em Cuba, não se esqueça de provar!

Conheça as sobremesas típicas de Cuba

Certamente que depois de uma boa refeição, não vai deixar de comer algo doce e de conhecer as sobremesas típicas de Cuba. Por isso deixámos aqui uma lista de alguns doces que pode provar e deliciar-se:

- Doce feito com açúcar, canela e milho moído;

- Frutas frescas ou em calda;

- Pudim de leite;

- Goiabada com queijo;

- Baunilha e canela.

Refresque-se em Cuba escolhendo a bebida certa

Mas não é só comer! Terá de provar também uma bebida para acompanhar os petiscos típicos de Cuba ou simplesmente para se refrescar durante o dia. Deixamos aqui as sugestões dos seguintes:

- Bebida feita com guanábana, açúcar de cana e leite;

- Limonada;

- Mojito;

- Cervejas cubanas, sendo as de referência, Bucareno e Cristal;

- Rum;

- Bebida feita com rum branco, cubos de gelo, refresco de cola e gotas de limão.

Depois de todas as dicas de boa gastronomia típica de Cuba resta-lhe escolher as que mais gosta, aproveitar para conhecer Havana, Varadero, ou ambos, e encontrar o local ideal para se deliciar com estas iguarias fantásticas.

Anterior As melhores ilhas das Caraíbas
Seguinte Mergulho nas Caraíbas

Categorias

Artigos relacionados